quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

coloquem já nas vossas agendas


sei que é na semana das festas de palaçoulo, mas vale a pena sair de lá por umas horas...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

sondagens

qual seria o edifício / monumento que gostaria de ver demolido em palaçoulo?
ou porque acha que é inestético, ou porque acha que está mal feito, ou porque não se enquadra na paisagem, ou porque acha que não está lá a fazer nada. ou por outro motivo qualquer.

esta é a questão que inicia uma série de sondagens que vão ser aqui postas a público. podem votar na coluna lateral. votem, mas em consciência...

aceitam-se sugestões para futuros temas a referendar e para quaisquer outros assuntos relacionados com o blog. atirem para aí.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

a zona afectada

quando a Time fez a capa das mães de bragança esqueceu de mandar um emissário a palaçoulo. pena, porque o caso não pode ser contado em toda a sua amplitude.

situada na zona alta e antiga da aldeia, estendendo-se desde a rua da igreja até ao canto, a zona afectada é uma espécie de bairro alto, em lisboa. com as devidas proporções, claro está:
não há bares, mas há música.
não há hotéis, mas há camas.
não há restaurantes, mas há carne.

intensamente frequentada por locais e forasteiros, a zona afectada é hoje um lugar incontornável da noite de palaçoulo.
quando os cafés já fecharam, quando até os cães já foram dormir, é lá que a noite fervilha...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

a navalha

quem usar navalhas/facas que não de palaçoulo para descascar uma batata que seja, devia cortar-se (só um bocadinho, para não aleijar muito) à primeira tentativa. para se lembrar que está a usar o objecto errado. as facas são de palaçoulo. ponto. como os ovos moles são de aveiro.
quem liga a ovos moles de santarém? quem liga a navalhas de setúbal ou de Hong Kong? nunca ninguém puxará da sua navalha e dirá, com orgulho: repara que esta navalha é de Hong Kong. ou de setubal. Já as 'palaçoulas', como também são conhecidas, são exibidas como preciosidades. grandes ou pequenas. utilitárias ou personalizadas. industriais ou artesanais. são de todos os tipos e são as melhores.

as navalhas de palaçoulo são tão boas que, consta, se alguém for esfaqueado (ou navalhado) por uma delas não morrerá, porque a navalha se recusa a cortar qualquer órgão vital, ganhando um controlo próprio que a faz desviar para zonas menos ofensivas. só para ver quão boas são...


é normal pessoas referirem-se a palaçoulo como a terra das navalhas, sendo no entanto um pouco redutora esta definição, dados os (muitos) outros factores (e sectores) relevantes da terra.
normal também, e agora de forma mais exacta, é referirem-se às navalhas como 'aquelas coisas que cortam e são feitas em palaçoulo'.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

pauliteiros de palaçoulo já estão no youtube

graças ao rui preto, que se deu ao trabalho de lá colocar o vídeo...



à saída da igreja, na festa de santa bárbara
o laço (lhaço, em mirandês) - assim se chamam as músicas dançadas pelos pauliteiros - é o Mirandum.

diz que a internet anda pelo ar

diz que sim.
mas só anda às vezes.
e só se dá bem com os ares da praça.
misteriosos problemas técnicos continuam a atrasar uma maior cobertura da aldeia. enquanto isso, as antenas vão servindo para dar um ar tecnológico à paisagem.
é pena para todos, até porque o que era inicialmente uma boa medida pode vir a tornar-se numa piada e numa arma de arremesso.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

a propósito do nome

quem nunca mijou na caleija das nilgas que atire o primeiro comentário.
localizada bem perto da praça e suficientemente escondida, tem sido em noites de festa por anos e anos a substituta dos tão anunciados sanitários públicos que, um dia, nascerão.
não é por isso que este espaço será um sítio para onde se venha satisfazer as necessidades fisiológicas. apenas se chama assim porque gosto do nome. soa bem. aliás, nem sei o que nilgas quer dizer, mas acredito que não deve ter nada a ver com nalgas.