segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

um ano de vida


o caleija das nilgas festeja por estes dias o seu primeiro aniversário.

para comemorar, e inspirado pela nova campanha da sagres, o blog paga uma rodada (mini ou gasosa) a todos os seus visitantes. para tal, apenas tem que fazer um print screen deste post, entregar num dos cafés de palaçoulo, que terá de enviar um mail para mim com um código secreto seguido da data em que foi construída a capela do carrasco, escrita por extenso, ao qual responderei afirmativamente (ou não) por sms.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

desta vez, a sic: Palaçoulo, aldeia imune à crise



a nível de presenças da televisão portuguesa, a aldeia de palaçoulo já rivaliza com josé sócrates (mais o seu caso freeport) ou cristiano ronaldo (mais os seus casos amorosos).
agora, a notícia não é "palaçoulo apareceu na televisão". noticia agora é "esta semana não houve reportagens sobre palaçoulo em nenhuma televisão". e isso é que são boas notícias.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

o homem da gaita

Havia na terra
Um homem que tinha
Uma gaita bem de pasmar
Se alguém a ouvia
Fosse gente ou bicho
Entrava na roda a dançar
...

(O homem da gaita, Zeca Afonso)


terra que se preze tem de ter um homem da gaita.
terra de miranda que se preze tem de ter um valente homem da gaita.
palaçoulo é terra que se preza, e muito, e este é o homem da gaita da terra:


valente, este homem da gaita, e cheio de pinta, ãh?

mas o homem da gaita não toca só gaita. toca gaita, caixa, bombo, pandeireta, flauta, harmónica, berimbau africano, garrafas de mini, espigas de trigo, espigas de centeio, balcão de café, toca tudo o que bota som.

mais, para além de tocar, o homem da gaita faz tocar. e, muito graças ao homem da gaita, já vão aparecendo outros homens (e mulheres) da gaita pela terra.
Biba la gaita!