domingo, 17 de agosto de 2008

o basquetebol / o basquetebalde

há questão de uns anos, o basquetebol quase chegou a destronar o futebol como desporto rei, em palaçoulo.
tudo começou com o entusiamo de quatro ou cinco garotos pela NBA (na era Jordan), e que começaram a improvisar condições para praticar o desporto. tabelas de madeira ou paredes a servir de tabela e aros de bicicletas como cesto, sobre um terreno plano, de preferência de cimento ou alcatrão, e estava um campo feito. [um dos campos deu, inclusivamente, bastante polémica, pois a tabela estava situada precisamente por cima do lugar onde ficava estacionado o taxi local (o que, vendo a esta distância, era bastante estúpido). a tabela aparecia no chão, no dia a seguir voltava a estar lá, e por aí fora...]. receptivos ao entusiasmo dos jovens com tal jogo, e após alguns pedidos, a junta de freguesia coloca duas tabelas na, recém construída(e acimentada), praça, e embora sem qualquer marcação ali ficou construído um campo de basquetebol. jogou-se bastante lá, mas nunca chegou a explodir como modalidade praticada. no entanto deu origem a um curioso jogo, que animou durante uns anos as quentes noites de verão. o jogo era simples, baseado no chamado 'americano' (há outras designações), onde há uma ordem de jogadores a jogar à vez, e cada um tem que fazer o que fez o seu antecessor. se não conseguir tem um ponto, e por aí fora. só que em palaçoulo não eram pontos, eram baldes de água. quem quebrasse a cadeia de lançamentos convertidos de um dado sitio, encostava-se a uma das árvores e levava com um balde de água por cima. com a bica alí ao lado o processo era muito simples e dava muita pica (especialmente para quem despejava o balde). isto, jogado durante toda a noite, com cerveja à mistura, dava origem a muitos banhos e era normal ir-se para casa completamente encharcado, alguns até nús. nunca as árvores da praça cresceram tanto como nessa altura...

mas os baldes de água não eram exclusivos do jogo. tornaram-se um hábito de verão, às vezes de uma forma um pouco abusiva. estar a sair do café podia ser suficiente para levar com um balde de água por cima sem saber de onde. ninguém escapava, nem o dono do café, nem pessoal que nada tinha a ver com a brincadeira, nem pessoal de fora, que estavam lá de passagem e tinham ido apenas tomar café ou simplesmente em trabalho.

entretanto o entusiasmo pelo basquetebol esmoreceu, o juizo foi aumentanto, as tabelas foram apodrecendo na praça e as pesadas pedras que as seguravam foram parar às malas de alguns carros.

P.S. já agora, umas tabelas no pavilhão desportivo não ficavam nada mal, e ali não apodrecem...

Sem comentários: