sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Palaçoulo : a origem do nome

é muito improvável, mas pode acontecer que, numa conversa com desconhecidos, quando fales de palaçoulo alguém diga que não conhece, que nunca ouviu falar, de onde raio veio esse nome? ele há gente para tudo. nesse caso, para o castigar por tamanha ignorância podes bombardeá-lo com toda a história da origem de tão belo nome que dá nome a tão bela terra:

Palaçoulo provém do étimo latino PALATIU, donde derivam o diminutivo PALATIOLU, que significa pequeno palácio, a que o povo foi passando a designar PALAÇOLO, PALAÇOULO (PALAÇUOLO, em mirandês).
Na carta de doação de D. Afonso Henriques, em Junho de 1172 ao rico-homem D. Pedro Mendes, de cognome "O Tio", segundo refere o Abade de Baçal, já constou o nome de Palaciolo. Também ali se refere que "é quase geral nos forais a palavra palácio para indicar a casa da Câmara Municipal, sonde se administrava a justiça e se pagavam multas e condenações impostas aos trangressores das disposições folarengas. Daqui resultam os onomásticos religiosos Paçó, Paços, Palácios e Palaçoulo aplicados a terras que tiveram jurisdição municipal". D. João III, em 1528, nos seus contratos, já empregou a designação de Palaçoulo.
Com a mesma origem etimológica de PALATIU ainda se conhecem, pelo menos, seis localidades denominadas Palazuelo, em espanha (Badajoz, Burgos, Cáceres, Leão, Zamora e Valhadolide), assim como um Palaciolo, na Itália.

[(mais um) breve resumo, a partir do livro "Mirandês e Caramonico", de José Francisco Fernandes]
[(mais uma vez) este resumo não dispensa a leitura completa, no referido livro]

Sem comentários: