quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

redacção: as férias de natal

eu gosto muito das férias de natal. as férias de natal, em palaçoulo, são muito bonitas. no dia 24, os rapazes levantam-se cedo, alguns nem se deitam, e vão apanhar lenha para fazer a fogueira de natal. antes, iam com carros de vacas e tinham que trabalhar muito, mas agora levam tractores e máquinas para carregar e não é preciso trabalhar tanto. alguns só vão para o monte e ficam de papo para o ar a beber cerveja todo o dia. os rapazes bebem muita cerveja e vinho nesse dia, no monte. depois chegam e acendem a fogueira e vão jantar já bem bebidos. nessa noite há paga-vinhos na fogueira, com chouriças, vinho, cerveja e outras coisas. os garotos que pagam o vinho já podem ficar no café a partir da meia-noite. no dia de natal anda toda a gente murcha.
nas férias de natal há a festa de natal da associação, onde os meninos cantam, dançam e fazem peças de teatro muito bonitas. também há peças de teatro onde outros meninos maiores brincam com as coisas que aconteceram ou na terra. algumas pessoas não gostam muito da brincadeira, mas como é natal ninguém leva a mal.
desde há uns anos para cá, nas férias de natal também costuma haver o jantar da mocidade, com toda a malta solteira da terra, ou quase toda. os outros anos costumava ser em miranda. ia para lá todos, bebiam muito e invadiam os bares. este ano foi em palaçoulo. ficaram lá todos, beberam muito e invadiram os cafés e depois a discoteca (associação), com karaoke e tudo.
nas férias de natal, em palaçoulo, às vezes também há neve e há sempre muito frio. este ano também houve neve e muito frio e quando nevou a aldeia ficou muito bonita, coberta de branco.
já no final das férias, também há a passagem de ano, com muita comida, muita bebida, muita festa, foguetes e tudo.
as férias de natal, em palaçoulo, são muito bonitas. eu gosto muito das férias de natal.

Nenhum comentário: