segunda-feira, 15 de março de 2010

IC 5

já mexe a grande obra porque portugal esperava.
não, não é o tgv. não é o aeroporto internacional de lisboa. também não é a vigésima auto-estrada porto-lisboa. mas é uma estrada, mesmo sem ser auto.
a tão esperada IC5, entre miranda do douro e algures perto de murça (traçado a vermelho, na figura), começou finalmente a ser construída.


as queixas de que as ligações à capital (embora não administrativa) do país eram muito fraquinhas vão perder força. palaçoulo vai ficar mais perto do resto do país, e cidades tão isoladas como o porto passam a estar a cerca de 2 horas de onde tudo se passa. ir tomar café à associação ou jantar a burela passa a ser um luxo permitido a muito mais gente.
também a nível económico as implicações serão enormes. empresas do norte que se queixavam, e com razão, das vias de comunicação para colocar os seus produtos nos grandes centros vão ver a sua situação muito melhorada.
o fim da crise, quando chegar, chegará por esta estrada. acreditem. por isso é bom que a acabem depressa.

a IC5 passará a cerca de 5 km de palaçoulo, na zona da antiga linha de comboio.

(já agora, o traçado a laranja representa outra grande obra para o país, que também já arrancou - o traçado do IP2 entre macedo de cavaleiros e celorico da beira. também para o pessoal do interior e sul de portugal, palaçoulo ficará mais perto. boas notícias para todos, portanto...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda gostava de saber qual é a tua percentagem de comissão para fazeres publicidade a alguns locais de beber e comer em Palaçoulo!!!
Sim porque caro Caramonico, existe mais estabelecimentos onde se pode beber uma boa pinga e comer uma bela posta...

parreirex disse...

35% por cada café na associação;
42% por cada jantar em burela.

César disse...

fiz uma busca por mapa ic5 e vim parar aqui....

parreirex disse...

ah pois é, césar. só para veres o peso que este blog tem na net. é a primeira imagem que aparece nessa busca...
agora que já sabes o traçado, é só aparecer.