terça-feira, 4 de junho de 2013

até já, tio joão

O programa “Bom dia, Tio João”, que durante quase 24 anos deu voz, a partir de Bragança, sobretudo aos idosos isolados, está silenciado desde sexta-feira, deixando em “choque” a “família” que fez da rádio uma instituição social.

nunca fui ouvinte do mais famoso programa de rádio de bragança (até porque começava às 6 da manhã), mas isso não significa que não ache o programa interessante. podia não o ser para mim, mas era-o para muitas pessoas que tinham ali uma companhia diária e partilhavam estórias e momentos com uma vasta comunidade de pessoas com os mesmos interesses, conhecidos, conhecidos da rádio ou desconhecidos de todo, na tal 'família do tio joão'. para muitas pessoas a família do tio joão era, provavelmente, a sua única família. era a rádio a cumprir a sua função social. a partir de agora, um programa de proximidade feito por pessoas locais para as pessoas locais passa a ser substituído por programação da M80, provavelmente feita por um computador a partir de lisboa. custa muito a perceber esta opção até porque, dada a popularidade do programa, mesmo economicamente o projecto deve ser viável. enfim, assim vão as coisas, os grandes (media capital) continuam a papar tudo e as especificidades tendem a desaparecer. mas, neste caso, não acredito que o 'tio joão' desapareça. desapareceu da RBA, mas há-de haver alguma rádio local, enquanto houver rádios locais, que aproveite o que foi criado ao longo destes 24 anos. até já, então.

3 comentários:

Unknown disse...

cá está mais um exemplo da porcaria que reina por cá... parabéns telmo... bem observado!!!

arm.sou disse...

REALMENTE, A RÁDIO É O QUE AINDA CHEGA LIVRE A QQ LADO, E PROGRAMAS ASSIM TEMOS ALGUNS AQUI NA REGIÃO ATRAVÉS DA RADIO BATALHA E RÁDIO S. MIGUE ( SOURE) EM QUE OS OUVINTES LIGAM PEDEM E DEDICAM MUSICAS , TROCAM POEMAS E ESSENCIALMENTE AMIZADES, VIRTUAIS DE FACTOI MAS QUE SE CIMETAM, COM OS ENCONTROS PROMOVIDOS

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.