segunda-feira, 21 de abril de 2014

proposta para alterar o dia de folar

hoje é dia de folar. já falei do dia de folar aqui, não me vou repetir. hoje, dia de folar, lamento que o folar já não seja o que foi. por várias razões, não há condições para que a ronda de folar se continue a fazer na segunda feira, pelo menos condições que garantam uma grande participação. por isso, a minha sugestão era alterar o dia de folar para o sábado antes da páscoa. para além de que quase toda a gente terá disponibilidade, normalmente é nesse dia que se fazem os folares, pelo que estarão ainda mais frescos e saborosos. claro que a missa de domingo não se poderia continuar a realizar às nove da manhã, pois poderia acontecer um cruzamento temporal entre sagrado e profano com consequências imprevisíveis.
dirão que não, que o dia de folar é segunda de páscoa, que sempre foi assim e tal, que as tradições devem ser mantidas. certo, as tradições devem ser mantidas, mas se a única forma de manter uma tradição é alterá-la, pois assim deve ser.

[esta proposta é, sobretudo, a pensar nas novas gerações. para que não passem pela juventude sem experienciar a magia de um dia de folar em palaçoulo]

3 comentários:

Ruben André disse...

Foi-se mudado para domingo de páscoa esse dia. Devido à disponibilidade de toda a gente. Sábado de páscoa vai tudo para miranda. Domingo é o melhor dia.

parreirex disse...

não concordo, rúben.
sábado vai tudo para miranda porque não se passa nada de extraordinário em palaçoulo. se se passasse não iriam, ou seriam parvos em ir. para miranda vai-se todos os sábados... e não acho que domingo seja o melhor dia porque segunda há muita gente que trabalha ou tem aulas. de qualquer forma é melhor do que segunda.

Goreti Pera disse...

Gosto da ideia, Parreira