segunda-feira, 3 de março de 2008

uma questão de alcatrão

algo que sempre me fez impressão é a volta que é preciso dar para chegar, de carro, de palaçoulo até miranda (a azul, na imagem). segundo o google maps, são 21,3 Km de distância. o problema da volta está, claro, na forma de chegar até duas igrejas (11,8 Km, quando geograficamente está bem mais perto).


giro era se alguém se lembrasse de construir uma estrada, pelo chamado caminho de miranda, algures por volta dos pontos vermelhos na imagem. a olho, diria que seriam cerca de 5 Km de alcatrão. ou seja, o caminho encurtaria de 21 para 14/15 km. com a quantidade de pessoas que, diariamente, circulam entre palaçoulo e miranda pelos mais variados motivos e em ambos os sentidos, resultaria numa diferença muito significativa que, creio, se iria fazer sentir mais do que aparenta.

dir-me-ão, com razão, que há outras prioridades para gastar dinheiro em palaçoulo, etc. de acordo. a questão é que esta não seria uma obra apenas para palaçoulo. mas também para atenor, teixeira, duas igrejas, cércio, vale de mira, miranda e todas as aldeias que estão para lá.

5 kilómetros de alcatrão e as duas principais localidades do concelho ficavam 6/7 kilometros mais próximas e todo o concelho mais próximo entre si. já agora, zamora e salamanca também ficariam mais perto.

1 comentário:

Anónimo disse...

uma boa forma de promover o turismo..trazer mais pessoas à nossa terra..melhorar os hábitos de vida das pessoas que fazem o trajecto todos os dias..torna-la ainda mais grandiosa..se é que é possivel. ;)